- 
				São
              Paulo teve o primeiro autódromo do Brasil e da América do Sul: 
				
				Interlagos,
              inaugurado em 12 de maio de 1940. Mas sua história começou bem
              antes, em 1926, quando o Eng. Louis Romero Sanson apresentou seus
              planos para implantação de um novo bairro, o “Balneário Satélite
              da Capital” e nele estava previsto a construção de um autódromo.
				
 
             - 
				O
              bairro chegou a ter iniciadas suas obras, mas com a crise de 1929
              nos EUA e suas consequências em nosso país, e mais as revoluções
              de 1930 e 1932 no Brasil, as verbas foram reduzidas, as obras
              diminuíram o ritmo e o autódromo teve seus planos engavetados. A
              prática do automobilismo em São Paulo também parou por muito
              tempo, só retornando em 1935, culminando com a realização de
              uma prova internacional nas ruas e avenidas do Jardim América em
              12 de maio de 1936 (veja
              aqui), prova que terminou em tragédia, com a morte de 5
              expectadores e ferimentos graves em mais 35 pessoas, além de um
              decreto proibindo corridas em ruas. 
 
            
            
              - Mas
                na véspera dessa prova os jornais publicaram na primeira página
                um anuncio de página inteira sobre o lançamento da construção
                de um autódromo no bairro do Jaguaré, zona oeste de São
                Paulo.
 
				
					
					
						
							Na parte 
							superior do mapa aparece o Frigorífico Continental 
							em cujas terras foram construidos o Parque 
							Continental e o Shopping Continental.  
							Em 27.02.1916, o frigorífico Continental Products 
							Company publicou uma carta aberta na primeira página 
							do Estadão: | 
						 
						
							
							  | 
						 
						
							| "...O 
							novo bairro, Parque Continental, foi formado num 
							sítio pertencente ao antigo Frigorífico Wilson, 
							(antigo Continental) onde havia rebanhos de gado na 
							engorda, preparados para o abate. A área toda fica 
							localizada, a maior parte, no município de São 
							Paulo, separado por um córrego, divide com o 
							município de Osasco a parte menor..." | 
						 
					 
				 
				-  
 
             
            O
            autódromo era parte de um grande empreendimento industrial a ser
            implantado na região, o Centro Industrial do Jaguaré planejado por Henrique Dumont
            Villares. 
            A
            região era uma grande fazenda de 165 alqueires que havia pertencido
            à Cia. Suburbana Paulista, empresa fundada por  Ramos de Azevedo e
            que em 1935 foi comprada pela Sociedade Imobiliária Jaguaré,
            criada por Henrique Dumont Villares, engenheiro agrônomo, formado
            na Bélgica, sobrinho e afilhado de  Alberto Santos
            Dumont, o pai da
            aviação. Dumont Villares idealizou um projeto de urbanização
            para a região, que era dividido em três áreas: residencial,
            comercial e industrial. O plano era o centro comercial rodeado pelas residências e estas pelas indústrias.
            
             
            O nome “Jaguaré” era de um ribeirão que nascia em Osasco e
            desaguava no Rio Pinheiros, cruzando a região e dando-lhe o nome, e
            que significa “lugar onde existem onças” em tupi-guarani (jaguar ou
            jaguaretê), em referencia aos felinos que ainda habitavam a região.
            
             
            Abaixo, trechos de reportagem (na grafia da época) publicada no
            mesmo dia do anúncio:
            
             
            
              
                
                  | 
                     
					“UM NOVO
                    BAIRRO PAULISTA 
                    
                    
                    
                    
                    Alem
                    de Pinheiros, entre o Butantan e o Rio Tietê, extende-se a
                    ampla área do Jaguaré. Local belíssimo, optimamente
                    situado, onde se deparam as maiores possibilidades de expansão
                    da metrópole paulistana...”
                    
                     
                    “É que ali se projecta a localização de um novo bairro de São
                    Paulo, sob aspectos urbanisticos mais modernos e com
                    finalidades mais amplas e racionaes do que os até agora
                    abertos na cidade...”
                    
                     
                    “...Chamar-se-á assim mesmo: Centro Industrial do Jaguaré. E alem de
                    reunir, num conjunto harmônico, installações fabris e
                    armazéns de mercadorias, terá residências para operários,
                    casas de diversões, etc., sendo de notar a soberba pista de
                    corridas automobilísticas já em construcção, rodeada por
                    archibancadas naturaes, em ampla bacia, constituindo o maior
                    e melhor autódromo da América do Sul.”
                    
                      | 
                 
               
             
            Encerrando
            a reportagem havia uma entrevista com Dumont Villares, onde após
            explicar todo o projeto também falava sobre o autódromo:
            
             
  
  
    
      | 
         “-
        E contribuindo no sentido de augmentar as opportunidades de diversão
        dos habitantes da capital, estamos construindo uma vasta pista para
        corridas de automóvel, motocycletas, etc., o que pensamos ser um
        attractivo bastante forte para os forasteiros e um incentivo, assim,
        para o turismo, industria tão rendosa que muitos paizes della se
        utilizam quasi que exclusivamente.”
        
          | 
     
   
 
  
            
            No
            mesmo jornal, mas na reportagem sobre a corrida foi publicado uma
            nota sobre a visita que Dumont Villares realizou à “Commissão
            organizadora” para convidar os automobilistas a visitarem na
            segunda-feira após a corrida as obras da nova pista. Mas após
            desfecho tão trágico da prova no domingo, essa visita, ao que tudo
            indica, foi cancelada, não encontrei notícia alguma nos jornais da
            semana seguinte à prova. Todos só falavam da tragédia.
            
             
            
            
            
            Desde a fase inicial de
            implantação do projeto do Centro Industrial o rio Pinheiros era
            uma barreira natural que limitava o acesso de veículos e pessoas,
            atrapalhando o plano. Nesse sentido a obra de construção de uma
            ponte foi autorizada pelo prefeito Fabio Prado em julho de 1937,
            teve seu contrato de construção assinado em novembro com a
            Sociedade Imobiliária Jaguaré que iniciou as obras em dezembro do
            mesmo ano.
            
             
              
                
                    | 
                 
               
              Notícia
              publicada na Folha da Manhã do dia 26 de novembro de 1938 dizia
              da conclusão da ponte, mas dizia também que apesar de pronta não
              havia sido entregue ainda ao publico porque a avenida de acesso à
              ela, no lado da Lapa, não estava concluída.
              
               
              Com a conclusão da ponte, na década de 40 dezenas de indústrias
              se instalaram no Centro Industrial incentivando o estabelecimento
              de funcionários em áreas próximas, e comerciantes para atender 
				essa nova população iniciando dessa forma um período de
              crescimento econômico e demográfico, mas então o projeto do autódromo
              já havia sido abandonado, em parte por causa do acidente em 1936, 
				e pelos mesmos motivos: problemas de
              acesso, e também por que a pista de Interlagos já ia se tornando uma
              realidade.
              Sendo inaugurada em 1940 após alguns adiamentos 
               
              Não há detalhes sobre a pista, mas olhando-se o desenho na
              propaganda percebe-se que seria um oval.
              
               
             
            
             
             
            
            Acrescentada
             dia 29 de novembro de 2011 
			Revisada em 16/10/2021 
              
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